Digital Influencer : O que é? Qual a sua importância

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A figura do influenciador ou formador de opinião sempre existiu, a televisão, por exemplo, sempre foi um grande propagador de diversas formas de influenciar o seu publico, através de novelas, programas de TV etc.. Hoje, além da televisão temos também as redes sociais, que possuem um grande número de acessos diários.

Tem se tornado cada vez mais comum, vermos perfis nas redes sociais onde as pessoas se descrevem como digital influencer e escutamos com frequência alguns nomes conhecidos, como: Winderson Nunes, Felipe Neto, Tassia Navez, Camila Coutinho entre outros.

digital influencer

 Mas o que faz um digital inlfluecers?

Com o avanço da tecnologia e a facilidade com que as pessoas encontram informação, surgiu uma nova profissão, o digital influencers, termo derivado do inglês, que em tradução livre significa: influenciador digital, que nada mais é do que personalidades da internet que por meio da produção de conteúdo, tem como objetivo formar opinião através das redes sociais, e com isso, conseguem influenciar outras pessoas digitalmente.

O influenciador digital só passou a ter sua profissão reconhecida quando as marcas começaram a investir nessas pessoas, usando o grande numero de acesso e engajamento que elas possuem em suas redes para divulgar produtos e serviços.

Mas porque as marcas investem nesse tipo de publicidade?

  Uma das maneiras mais eficientes de se alcançar o seu publico alvo é por meio do Marketing de Influencia.
Em uma pesquisa feita pela Nielsen, empresa especializada em comportamento do consumidor, mostrou que 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar produtos e consumir serviços.

Porem, para que um influenciador seja procurado por empresas que tenham interesse em contratar seus serviços, não bastar ter apenas um grande número de seguidores, é preciso ter engajamento em suas redes sociais, ter um público segmentado e credibilidade no que diz.

Para que isso aconteça é preciso definir seu nicho, criar um conteúdo de qualidade, de forma autentica, trazendo uma identificação do publico pelo seu estilo de vida, pelas suas dores, alegrias e muitas vezes até sonhos.

“ […] A publicidade mudou, agora é basicamente feita com influenciadores.” – Jean Paul Rebetez, partner na GS&Consulting

digital influencer

Os digitais influencers realmente influenciam as pessoas?

Claro que sim, hoje o poder do influencer é tão grande que ele pode mudar o comportamento de consumo do seu publico. Uma marca que tem seu produto atrelado a um influenciador sobe de forma significativa o seu nível de reconhecimento na internet.

Uma pesquisa realizada pela Rakuten Marketing Internacional mostra que 30% dos pais entrevistados admitem que são mais propensos a comprar um determinado produto para seus filhos caso ele esteja atrelado a algum influenciador digital.

Essa mudança no comportamento acontece porque as pessoas querem saber mais sobre a qualidade do produto, se ele funciona ou não, e não apenas das características técnicas que as marcas muitas vezes oferecem, tornando ainda mais comum que os futuros clientes busquem por indicações de personalidades da internet.

Esse tipo de marketing abre um leque enorme de possibilidades para as empresas e marcas, que antes tinham sua plataforma de publicidade bem mais limitada.

Hoje com a internet seu publico só tende a aumentar, o que pode trazer resultados positivos para as empresas, afinal, o alcance tem se tornado cada vez maior e as reações das pessoas são imediatas.

Pra que isso não aconteça, é importante que a empresa pesquise e identifique aquele influenciador que tenha credibilidade e valores iguais ou parecidos com os da sua marca, para que assim ela tenha um alcance maior e mais positivo, por ter seu nome atrelado ao influencer.

Alguns digitais influencers possuem tanta visibilidade e credibilidade no seu nicho, que expandem seu trabalho para além dos conteúdos nas redes sociais. Um exemplo é a Giovanna Morete, influencer e estudante de moda, que além de produzir conteúdo para suas redes, também dá consultoria de moda no App Look BR, onde é possível enviar os seus looks e ter suas duvidas sandas por ela e outros influencers e especialistas.

E ai, gostaram de saber um pouco mais sobre essa profissão??

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