Startup – O que é? Como funciona?

Vem, verão! Tendências de moda primavera/verão 2019
16 de setembro de 2018
Big Data – Análise e gestão de dados
11 de dezembro de 2018
 Atualmente, escutamos com uma enorme frequência a palavra Startup, um termo que tem se tornado cada dia mais popular em todo o mercado, afinal, empreender virou o sonho de muitas pessoas!
Mas o que é uma startup? De onde surgiu esse termo? É uma empresa? Como funciona? Qual o seu diferencial? Possui um modelo de negocio? Essas são apenas algumas das muitas perguntas com as quais nos deparamos sempre que ouvimos ou falamos sobre o assunto.
Nesse post vamos explicar tudo para vocês!

Onde surgiu

Esse terno surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, logo após a chamada “bolha da internet” onde começou a ganhar um pequeno destaque por sua ligação com pequenas empresas, principalmente vinculadas ao ramo da tecnologia e inovação.

O que é Startup

  Essa é uma das grandes discussões no mundo empreendedor, algumas pessoas ainda veem nesse termo um significado bem literal da palavra (start up = começar), ou seja, empresas que estão iniciando no mercado. Enquanto outras veem nele uma forte ligação com a tecnologia e inovação, empresas que além de estarem começando estão tentando algo novo, que ainda não se vê no mercado.
Porem, hoje, a melhor definição para startup e que parece agradar a maioria das pessoas é: pequenas empresas, que estão em fase inicial de desenvolvimento, trabalham em um modelo de negócios repetível, escalável e inovador, com um grande potencial de crescimento, porem em um cenário cheio de incertezas.

startup e sua evolução

Principais características das Startup

Para conseguir entender bem o que é uma startup e saber quais as reais diferenças entre elas e as empresas tradicionais, é necessário conhecer quais sãos as suas principais características.
1 – Inovação: Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo e um dos mais importantes, para se tornar uma startup, de acordo com a definição geral é necessário oferecer um produto ou serviço que seja novo no mercado, ou seja, que não tenha nada igual sendo oferecido.
2 – Escalabilidade: A escalabilidade é quando seu serviço ou produto tem potencial para atingir de forma rápida um grande número de usuários.
3 – Rentabilidade: Para esse modelo de empresa é importante que o seu produto ou serviço possa ser repetível, ou seja, entregue de forma ilimitada sem muitas alterações para o seu consumidor e a um custo relativamente baixo, com relação ao serviço oferecido.
4 – Cenário de Incerteza: Por estar inserida em um mercado completamente novo, com um serviço ou produto pioneiro, as startups acabam tendo como grande característica o cenário de incerteza e riscos.
5 – Flexibilidade e rapidez: Por estar presente em um espaço completamente incerto e por ter uma característica inovadora, uma startup deve ser capaz de se adaptar ao mercado e atender as necessidades dos clientes de formar prática e rápida.

O que é modelo de negócio

 Modelo de negócios é basicamente uma explicação de forma detalhada de como a sua empresa irá funcionar, apresentando diversas informações que vão servir de diretriz para que o seu empreendimento dê certo, como: Estratégias, custos, receitas, principais atividades, publico alvo e muito mais.
Porém hoje, o modelo de negócio tem perdido um pouco o impacto, abrindo espaço para um novo tipo de planejamento, o Canvas (ou Business Model Canvas) criado pelos pesquisadores Alex Osterwalder e Yves Pigneur.
Por ser um modelo mais simples, prático, visual e bastante eficiente o Canvas tem se tornado cada vez mais popular. Sendo representado nele o modelo de negócios original, mas de forma resumida. (Saiba um pouco mais sobre o Canvas no Guia do Empreendedor) .

Canvas – Business Model Canvas

modelo de negócios canvas

Business Model Canvas: o que é, qual sua importância e como fazer um?

modelos de negócios b2b, b2c, b2b2c

  Assim como em qual quer outro modelo de negócio, existem diversos tipos de startups, que estão ligadas diretamente ao publico que eles procuram alcança!
Esses nichos geralmente variam com a sua área de atuação.
1 – B2B (Business to Business): Como o próprio nome já diz, negócio para negócios, esse tipo de startup fornece seus serviços para outras empresas, ao invés de ser para o consumidor final.
2 – B2C (Business to Consumer): Negócio para os consumidores, ou seja, seu serviço é para o cliente final.
3 – B2B2C (Business to Business to Consumer): Quando uma empresa / startup fornece um serviço para outra empresa que entrega o mesmo para um consumidor final.

Cases de sucesso:

  Alguma das maiores empresas da atualidade começaram como uma Startup, já que iniciaram em um mercado completamente instável e novo. Com pouquíssimo dinheiro e muito risco, elas se dedicaram, erraram, arriscaram e se adaptaram para se tornarem hoje o que são.

case de sucesso netiflix

 

Netflix: A queridinha de muitas pessoas hoje em dia não começou a tão pouco tempo como muitos acham. Em 1997 quando foi lançada, era o ápice das locadoras e ai ideia de alugar DVD’S parecia completamente absurda, o que não durou muito tempo obviamente. Com o passar dos anos a empresa se adaptou, inovou mais uma vez e com isso se tornou na empresa que hoje conhecemos.

case de sucesso startup uber

Uber: Um dos serviços mais populares no mercado atualmente é o Uber, esse é um excelente exemplo de Startup com um negócio escalável e repetível. Tendo como base os serviços de transporte particular, possibilitando que as pessoas conseguissem um transporte rápido, seguro, solucionando o problema que o consumidor enfrentava na hora de pegar um ônibus ou um táxi. E uma das coisas mais interessantes desse exemplo é que eles alcançaram todo esse sucesso com uma frota de milhões de motoristas sem ter que comprar um único carro, comprando apenas uma pequena porcentagem sobre as viagens.

case de sucesso startup google

Google: O Google hoje é considerado o maior buscador de informações do mundo, a sua principal característica na inovação, foi ter como objetivo, filtrar e organizar de forma útil todo o seu conteúdo, para garantir a qualidade na resposta para o seu consumidor. Hoje ele possui outros serviços e ferramentas, como o Gmail ou a plataforma Google Chrome.

looknr case de sucesso startup

Lookbr: A Lookbr, é uma startup relativamente nova, que teve seu modelo de negócio inicialmente focado no B2C e hoje é também B2B2C. Ela fornece consultoria de moda online, dentro de lojas físicas e online (ecommerce), onde por meio dela o cliente tem sua dúvida sanada e o dono da empresa consegue coletar dados para a criação de novos produtos e campanhas de marketing mais assertivo, de forma a agradar ainda mais o cliente.

texto escrito por tayná karine

Ajuda? Chat via WhatsApp